A empresa chilena Enami adquiriu 2 cabines ERGOMEC CAB 20/2 fabricadas pelo Grupo C+ Tecnologia em 2016 através do seu parceiro comercial no Chile, a Katze Ltda, para 2 pontes rolantes que movimentam as panelas que extraem e vertem os componentes do processo produtivo de fundição de cobre nos fornos a altas temperaturas, com previsão de instalação em junho/2017 e junho/2018.

É uma empresa pública que fomenta o desenvolvimento da pequena e mediana mineração no Chile. Possui a fundição Fundición Hernán Videla Lira para a produção de catodos de cobre para exportação, com uma capacidade de 340.000 toneladas por ano. Constituída em 1952 na localidade de Paipote, Atacama, fica a 8 Km da cidade de Copiapó e a 800 Km de Santiago de Chile.

Conforme informado nas bases técnicas da licitação, era necessário adquirir novas cabines que atendessem os requerimentos para a redução de ruído, isolação térmica e filtragem de gases nocivos e poeira, de acordo com as normas exigidas no Decreto Supremo 594/99 do Chile, que descreve as condições básicas exigidas nos ambientes de trabalho, além disso outras questões como melhor ergonomia no posto de comando e maior acessibilidade visando a adequação do espaço interno em caso de alguma evacuação de emergência dos operadores das cabines, foram também exigidos pela área de engenharia e manutenção da empresa Enami.

O Grupo C+  desenvolveu uma solução customizada de acordo as expectativas do cliente, por meio de solução com sistema de ar condicionado industrial em aço inox, utilização de filtros de ar e sistema de pressurização para aplicações que possuem elevado grau de material particulado e/ou gases nocivos à saúde do operador, sistema de exaustão na cabine de comando para controlar a pressão interna, janelas removíveis para possibilitar a sua troca devido ao acumulo de sujeira com o tempo, adaptação do sistema de frenagem hidráulico existente no interior da cabine, janela no piso com grade de proteção assegurando excelente campo de visão da operação, instalação de posto de comando ergonômico linha Ergomec Station S600, sendo uma cabine fabricada de acordo com as normas de segurança e ergonomia, assegurando máximo conforto e o bem-estar dos operadores.

Imagens: ar condicionado industrial em aço inox /  sistemas de filtragem de ar / sistema de exaustão para controle da pressão interna

Enami 2

 

Maiores informações sobre o produto acesse:

 http://www.chiletecnologias.cl (matéria publicada em revista especializada no Chile)

 https://www.ctecnologia.com.br/categoria-produto/ergomecanica/cabines-de-comando/ergomec-cab/