Frisolub

O sistema Frisolub® de lubrificação do friso de rodas em locomotivas, metrôs, bondes e trens visa reduzir o desgaste das rodas e trilhos, preservando o meio ambiente.

Categoria:

Descrição

Um lubrificante especial rico em grafite é aspergido no primeiro rodeiro da locomotiva ou do TUE, e a propagação para as demais rodas se dá através do contato entre roda e trilho.

Principais características:

  • Sistema embarcado e centralizado de lubrificação;
  • Elevada eficiência com reduzido consumo de lubrificante;
  • Adequado para lubrificantes especiais de consistência pastosa;
  • Não contamina o topo do boleto do trilho;
  • Robusto, adequado para utilização ferroviária;
  • Opera através de ar comprimido;
  • Permite vários tipos de controle.

Benefícios

Benefícios – Transporte de passageiros:

»Aumento da vida útil das rodas: 90%

»Aumento da vida útil de trilhos curvos: 30%

»Aumento da vida útil de trilhos tangentes: 15%

»Economia de Energia/Combustível: ~ 3%

»Redução significativa de ruídos: 10 a 15 dB

Benefícios – Transporte de carga:

»Aumento vida útil das rodas de locomotivas: 45%

»Aumento da vida útil das rodas de vagão: 20%

»Aumento vida útil dos trilhos curvos: 30%

»Aumento vida útil dos trilhos tangentes: 15%

»Economia de Energia/Combustível: ~0,5%

Componentes do Sistema:

  1. Reservatório e bomba dosadora integrados
  2. Misturador e distribuidor
  3. Tubulação de via única e baixa pressão
  4. Bico aspersor de um único canal