O Grupo C+ Tecnologia foi escolhido como empresa provedora de soluções integradas para o sensoriamento de máquinas e processos para a nova mina S11D da mineradora VALE localizada em Canaã dos Carajás entre os anos de 2015 e 2016, sendo que a planta entrou em operação a partir do ano de 2017.
O seu escopo abrange soluções tanto para a usina como para a mina, com destaque para o sistema de escaneamento 2D e 3D das pilhas de minério, posicionamento via GNSS para as máquinas de pátio, solução para o monitoramento de geoposição dos transportadores móveis da mina, encoders incrementais utilizados para o monitoramento de velocidade dos transportadores de correia e soluções bulkscan para monitoramento do volume do minério nas correias.
Dentro da sua divisão de negócios “Soluções ergonômicas e em segurança”, forneceu cabines e postos de comando para as máquinas móveis truckless.

Cabine_Truckless

O que é o Projeto S11D?

Localizado no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, o S11D é o maior complexo minerador da história da Vale.
O projeto traz soluções como o sistema truckless, que substitui os tradicionais caminhões fora de estrada por correias transportadoras móveis.
As máquinas de pátio operam de forma autônoma e otimizada, graças a integração das soluções em sensoriamento com a automação do processo.
Os investimentos em tecnologia e inovação, aliados à experiência da Vale no setor, possibilitam uma operação de maior eficiência e menor impacto ao meio ambiente.

Lase3 Lase4

 

Faça o download das apresentações e entenda mais sobre as soluções: