Os encoders são sensores industriais que convertem uma grandeza mecânica (movimento de rotação) em uma grandeza elétrica digital e consistem basicamente em uma fonte de luz (normalmente um LED), um disco ranhurado e alguns fotodetectores.

Os detectores recebem a luz que passa pelas ranhuras existentes no disco, que ao movimentar-se gera interrupções na passagem do feixe. Ao passar pelos fotodetectores, a luz segmentada é convertida em pulsos elétricos.

Os encoders incrementais são utilizados principalmente para medição de velocidade angular e o Grupo C+ Tecnologia possui encoders tanto para aplicações leves e moderadas como para aplicações mais severas, com uma ampla linha de modelos que permite solucionar as mais diferentes demandas de automação.

Aplicação leve

Em parceria com a empresa alemã TR Electronic oferecemos uma vasta linha de soluções para sensoriamento de movimentos rotativos para aplicações leves e moderadas. A TR Electronic segue o estado da arte no desenvolvimento de seus produtos, assegurando desta forma máxima precisão, facilidade de instalação e longa vida útil, resultando em um excelente custo benefício.

Aplicação moderada e severa

Em parceria com a empresa alemã Johannes Hübner Giessen, disponibilizamos ao mercado o mais alto nível de qualidade e tecnologia em soluções para sensoriamento em ambientes agressivos e aplicações severas como na  indústria pesada e em motores, geradores e sistemas de acionamento. Nossas soluções são referência em durabilidade e robustez nas aplicações de controle de malha fechada, posicionamento e sincronismo de máquinas.

Acessórios

Oferecemos uma linha completa de acessórios compreendendo produtos elétricos e mecânicos: acoplamentos elásticos, braços de torque para encoders de eixo vazado, caixas para proteção mecânica, canecas refrigeradas, terminais portáteis para programação de encoders, interfaces e softwares para programação de encoders incrementais, absolutos e chaves de sobrevelocidade e  módulo de conexão para painéis elétricos para programação e sinais de encoders.

Cases