Vale investe em 2 novas cabines de comando ERGOMEC para seus carregadores de navios

O Grupo C+ forneceu 2 novas cabines de comando para a Vale, com o objetivo de proporcionar um melhor ambiente de trabalho para a equipe de operadores de carregadores de navios da sua unidade sediada em Vitória – ES.

A Vale de Vitória embarca minério de ferro e toda a produção de suas usinas de pelotização para várias partes do mundo.  Esta unidade funciona como um centro de recebimento, estocagem e embarque do minério que é extraído e beneficiado em Minas Gerais e é transportado através de trem para a unidade do Porto de Tubarão.

Neste cenário o Grupo C+ entregou 2 cabines de comando ERGOMEC CAB 30 para aplicação nos carregadores de navio, que privilegiam o campo de visão frontal e lateral e campo de visão pelo piso. As cabines ERGOMEC CAB 30 são equipadas com postos de comando ergonômicos, o que permite um maior conforto e segurança ao operador.

As soluções ergonômicas implantadas nas cabines e postos de comando da linha ERGOMEC estão de acordo com a NR 17 – norma reguladora brasileira que estabelece parâmetro de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores – de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e vantagem econômica, uma vez que a melhoria do bem-estar do operador acarreta no aumento da produtividade e na redução de acidentes causados por excesso do estresse e fadiga.  São projetadas para eliminar doenças relacionadas ao LER (lesões por esforços repetitivos) e DORT (distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho), reduzindo situações de riscos e o afastamento de operadores de máquinas.

“Buscamos sempre superar as expectativas dos nossos clientes, garantindo a máxima qualidade e tecnologia nas soluções desenvolvidas, através de uma profunda sinergia com as equipes técnicas e de operadores de máquinas. Esta intensa parceria no caso da VALE, por exemplo, nos possibilitou o fornecimento de soluções em cabines denominadas “Plug & Play”.  Basicamente é um projeto onde nos responsabilizamos pelo fornecimento de cabines completas, já com o posto de comando e demais acessórios elétricos, além de partes mecânicas adjacentes como a plataforma de embarque, montados e instalados na cabine, assegurando o mínimo de serviços complementares por parte do cliente e garantindo que o produto final proporcione um ambiente ideal de trabalho, afinal temos uma preocupação muito grande com a saúde dos operadores e com a segurança destes profissionais.” Afirma o Eng. Marcelo Moraes, Gerente Comercial do Grupo C+.

Benefícios:

  • Redução do afastamento dos operadores de máquinas por motivos relacionados ao LER e DORT.
  • Maior segurança aos operadores.
  • Redução dos acidentes envolvendo a operação da máquina.
  • Redução de custos relacionados à operação.